Descrição
LARAMARA relança o livro “O Desenvolvimento da Criança com Deficiência Visual – Da Intervenção Precoce à Inclusão na Educação Infantil” voltado para educadores e famílias.
Nova edição da obra de Marilda Moraes Garcia Bruno traz ilustrações para facilitar interação entre crianças, pais e professores nas fases do desenvolvimento infantil, desde o nascimento até a inclusão escolar.
A LARAMARA, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, apresenta o relançamento do livro “O Desenvolvimento da Criança com Deficiência Visual – Da Intervenção Precoce à Inclusão na Educação Infantil”, de autoria da pedagoga e educadora, Marilda Moraes Garcia Bruno. Mara O. de Campos Siaulys, Fundadora e Presidente da Associação, assina o prefácio.
“A obra é fundamental para a interação com a pessoa com deficiência visual e o sucesso da sua inclusão em casa, escola e sociedade. Ela deve estar sempre presente no trabalho do educador e família”, afirma Mara Siaulys.
O livro resulta da experiência materna da autora, mãe de três filhos, e que atuou em todas as esferas da área da deficiência visual e da educação infantil. Fotos e ilustrações demonstram como interagir com a criança, e orienta famílias e profissionais sobre as fases do desenvolvimento infantil, desde o nascimento até a inclusão escolar.
A escritora também faz uma revisão das Leis e Políticas da Educação e conclui com uma reflexão sobre a aprendizagem das crianças cegas e com baixa visão, oferecendo ao leitor uma Avaliação Funcional da Visão e do Desenvolvimento por um processo cuidadoso de observação de todas as atividades da criança em casa, na escola e na comunidade.
Apresenta ainda um minucioso questionário e aponta sugestões de brinquedos e objetos adequados para a criança ser motivada e orientada sobre Atividades de Vida Autônoma e Orientação e Mobilidade.
Por fim, a obra se encerra com uma bibliografia atualizada sobre deficiência visual e outras deficiências associadas.
Temas abordados no livro
Adquirindo o livro você poderá se aprofundar em diversos temas, conheça alguns deles
- A deficiência visual e a construção do conhecimento: algumas reflexões sobre o desenvolvimento infantil
- O desenvolvimento sensório-motor da criança cega e com baixa visão
- A construção do sistema de significação, da representação conceitual e da linguagem
- A dimensão afetiva na interação com pessoas com cegueira a partir da ludicidade
- Compreendendo a baixa visão – o desenvolvimento visual e a aprendizagem
- Avaliação funcional da visão e do desenvolvimento global na perspectiva sociocultural ecológica
- Programa de intervenção precoce
- Interagindo e comunicando-se
- Movimentando-se…
- Descobrindo o prazer de brincar
Sobre a autora
Dra. Marilda Moraes Garcia Bruno
Professora aposentada da Faculdade de Educação e do PPGEdu – Programa de Pós-Graduação em Educação UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados.
Pedagoga com licenciatura na Educação de Pessoas com Deficiência Visual pela USP – Universidade de São Paulo.
Mestrado em Educação pela UCDB – Universidade Católica Dom Bosco – UNESP Universidade Estadual Paulista.
Doutorado em Educação Brasileira pela UNESP – Universidade Estadual Paulista – Marília.
Autora de livros e artigos na área de educação de pessoas com deficiência visual e múltipla.
Autora dos Saberes e Práticas de Inclusão na Educação Infantil MEC 2003, 2006 – volumes 1, 4 e 8.