O desenvolvimento da criança com deficiência visual

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Livro traz ilustrações para facilitar interação entre crianças, pais e professores nas fases do desenvolvimento infantil, desde o nascimento até a inclusão escolar

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Descrição

LARAMARA relança o livro “O Desenvolvimento da Criança com Deficiência Visual – Da Intervenção Precoce à Inclusão na Educação Infantil” voltado para educadores e famílias.

Nova edição da obra de Marilda Moraes Garcia Bruno traz ilustrações para facilitar interação entre crianças, pais e professores nas fases do desenvolvimento infantil, desde o nascimento até a inclusão escolar.

A LARAMARA, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, apresenta o relançamento do livro “O Desenvolvimento da Criança com Deficiência Visual – Da Intervenção Precoce à Inclusão na Educação Infantil”, de autoria da pedagoga e educadora, Marilda Moraes Garcia Bruno. Mara O. de Campos Siaulys, Fundadora e Presidente da Associação, assina o prefácio.

“A obra é fundamental para a interação com a pessoa com deficiência visual e o sucesso da sua inclusão em casa, escola e sociedade. Ela deve estar sempre presente no trabalho do educador e família”, afirma Mara Siaulys.

O livro resulta da experiência materna da autora, mãe de três filhos, e que atuou em todas as esferas da área da deficiência visual e da educação infantil. Fotos e ilustrações demonstram como interagir com a criança, e orienta famílias e profissionais sobre as fases do desenvolvimento infantil, desde o nascimento até a inclusão escolar.

A escritora também faz uma revisão das Leis e Políticas da Educação e conclui com uma reflexão sobre a aprendizagem das crianças cegas e com baixa visão, oferecendo ao leitor uma Avaliação Funcional da Visão e do Desenvolvimento por um processo cuidadoso de observação de todas as atividades da criança em casa, na escola e na comunidade.

Apresenta ainda um minucioso questionário e aponta sugestões de brinquedos e objetos adequados para a criança ser motivada e orientada sobre Atividades de Vida Autônoma e Orientação e Mobilidade.

Por fim, a obra se encerra com uma bibliografia atualizada sobre deficiência visual e outras deficiências associadas.

Temas abordados no livro

Adquirindo o livro você poderá se aprofundar em diversos temas, conheça alguns deles

  • A deficiência visual e a construção do conhecimento: algumas reflexões sobre o desenvolvimento infantil
  • O desenvolvimento sensório-motor da criança cega e com baixa visão
  • A construção do sistema de significação, da representação conceitual e da linguagem
  • A dimensão afetiva na interação com pessoas com cegueira a partir da ludicidade
  • Compreendendo a baixa visão – o desenvolvimento visual e a aprendizagem
  • Avaliação funcional da visão e do desenvolvimento global na perspectiva sociocultural ecológica
  • Programa de intervenção precoce
  • Interagindo e comunicando-se
  • Movimentando-se…
  • Descobrindo o prazer de brincar

Sobre a autora

Dra. Marilda Moraes Garcia Bruno

Professora aposentada da Faculdade de Educação e do PPGEdu – Programa de Pós-Graduação em Educação UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados.

Pedagoga com licenciatura na Educação de Pessoas com Deficiência Visual pela USP – Universidade de São Paulo.

Mestrado em Educação pela UCDB – Universidade Católica Dom Bosco – UNESP Universidade Estadual Paulista.

Doutorado em Educação Brasileira pela UNESP – Universidade Estadual Paulista – Marília.

Autora de livros e artigos na área de educação de pessoas com deficiência visual e múltipla.

Autora dos Saberes e Práticas de Inclusão na Educação Infantil MEC 2003, 2006 – volumes 1, 4 e 8.

Informação adicional

Peso Não aplicável
Dimensões Não aplicável
Versão

Digital, Física

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