Descrição
O Jogo Quarto é um jogo semelhante ao jogo da velha, porém com algumas diferenças que o tornam bem desafiador e divertido.
Diferente do Jogo da Velha que é jogado em um tabuleiro do tipo “3×3” (três linhas x três colunas, totalizando nove casas para posicionar as peças), o Jogo Quarto é jogado em um tabuleiro do tipo “4×4” (quatro linhas x quatro colunas, totalizando dezesseis casas para posicionar as peças). O modo como as peças devem ser posicionadas e como podem ser agrupadas também são diferentes do jogo da velha tradicional, tornando o Jogo Quarto um excelente jogo estratégico.
Sobre o jogo
Jogo similar ao jogo da velha, com 16 peças e tabuleiro em MDF do tipo “matriz 4×4”.
Especificações
Tabuleiro em MDF retangular nas medidas de 30cm x 32cm, contendo trilhas em alto relevo de 0,3cm x 0,6cm, e em cada intersecção um furo de 0,48cm para encaixe das peças.
As peças são em cores claras (lisas) e escuras (com baixo relevo em seu contorno para diferenciação tátil) e possuem em sua base um pino de metal (com diâmetro de 0,47cm) para encaixe nas casas do tabuleiro.
Acompanha uma bolsa em lona nas cores preta ou azul marinho e com alças para acomodar o tabuleiro, e duas bolsas para as peças em separado.
O Quarto é um jogo formado por um tabuleiro do tipo "4x4" e 16 peças. Cada uma das peças do jogo possui quatro características que devem ser consideradas:
- Cor;
- Formato da superfície superior;
- Altura;
- Possuir ou não um furo ou marca na face superior.
O Quarto é disputado por dois jogadores que se alternam entre as jogadas. O objetivo do jogo é preencher um quarto do tabuleiro com 04 peças com pelo menos uma característica comum:
- Quatro peças de mesma cor em uma mesma linha do tabuleiro.
- Quatro peças de mesma altura em uma mesma coluna do tabuleiro.
- Quatro peças com furo na face superior em uma mesma diagonal do tabuleiro.
- Um quadrado de quatro lugares ocupado por quatro peças de mesma altura.
Para disputar uma partida desse jogo devem-se ficar atento as seguintes regras:
- A partida tem início com o tabuleiro vazio;
- Os jogadores disputam a sorte, no par ou ímpar, por exemplo, para decidir quem inicia jogando;
- O jogador A, que inicia jogando, escolhe uma das 16 peças para seu adversário, o jogador B, posicionar no tabuleiro;
- Após posicionar a peça no tabuleiro, o jogador B, escolhe uma das 15 peças que restaram para o jogador B posicionar no tabuleiro. E assim sucessivamente.
Os movimentos prosseguem até que um dos jogadores obtenha uma das configurações mencionadas acima com quatro peças com pelo menos uma característica comum. Se um jogador obtém uma das configurações e não percebe, perde a chance de vitória. Caso o adversário note, pode gritar “quarto” e declarar-se vencedor. Caso nenhum dos jogadores note, a partida continua até que uma nova sequência seja formada. O jogo poderá terminar sem que haja vencedor.